sábado, 9 de agosto de 2008

Estudo de Caso

O presente estudo de caso abordará a utilização de um dos tipos de tradutores – compilador – pela tecnologia Framework.Net e um exemplo de aplicação prática desse modelo através da ferramenta Asp.Net.
O Framework.Net é uma tecnologia utilizada para se construir e executar aplicações .Net (ponto Net) e possui a seguinte estrutura:

Figura1: Estrutura do Framework.Net (esta figura encontra-se na apresentação)

A partir da figura, pode-se observar que esta tecnologia faz uso de duas camadas de compiladores para implementar o mecanismo de tradução, o que revela a existência de um duplo processo de geração de código: o primeiro, composto pela camada de compiladores específicos (Compiler) de cada linguagem de programação, visto que, cada compilador só consegue traduzir um conjunto específico de regras de sintaxe, é responsável por receber o código fonte escrito em uma dada linguagem de programação e convertê-lo para um código intermediário que, no caso em questão, será padronizado; o segundo, composto por um compilador chamado JIT (Just in Time Compiler), tem por finalidade traduzir o código intermediário vindo da camada de compiladores específicos em código objeto, representado pela camada Native Code, que estará pronto para ser executado pelo sistema operacional (Operating System Services).
Um bom exemplo de utilização desse modelo é encontrado no Asp.Net. Asp.Net é um ambiente de desenvolvimento para aplicações .Net. Este ambiente possui uma característica muito importante, o suporte a diversas linguagens de programação, ou seja, um programador poderá escolher a linguagem de programação em que o mesmo usará para codificar um site. Isso é possível devido à utilização do Framework.Net por parte do Asp.Net, pois a capacidade de suportar diversas linguagens e conseguir executar um site após ser construído está relacionada ao duplo processo de geração de código existente no Framework.Net, que já foi exposto anteriormente.

6 comentários:

Keith disse...

Pessoal do Bytecode,acabo de visitar o blog de vcs, tá muito legal,os posts estão bem claros,adorei!
Parabéns!

Visitem o nosso tb para conhecerem um pouco mais sobre os Paradigmas...

http://sistemastecnolife.blogspot.com/

Xavier disse...

Lembrem-se de colocar indicações às figuras quando forem tratar delas no texto! =]

Xavier disse...

Valeu!!!

João Victor disse...

Já que estou aqui, eu queria saber se existe algum compilador "universal", que possa ser usado pra mais de uma linguagem.Vlw

dan disse...

respondendo a pergunta de João:
existem sim compiladores para mais de uma linguagem de programação. mas são pouquíssimos e não são considerados bons. o ideal é que um compilador seja específico para uma linguagem de programação.
sendo específico, o compilador vai poder abranger melhor a linguagem que ele foi criado para compilar. por isso é muito mais útil usar um compilador para cada linguagem de programação, traduzindo-as para uma linguagem intermediária em comum. para depois, usar um único compilador para traduzir desse código para a linguagem de máquina.
espero que tenha dado pra entener. :)

Diego disse...

João, acho que Dândolo respondeu bem a sua pergunta. Qualquer dúvida é
só mandar...
Até a próxima